O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que, a partir da meia noite desta quarta para quinta-feira, 3, começarão a vigorar as tão aguardadas tarifas recíprocas sobre as importações de todos os países que mantêm relações comerciais com os americanos. Não ficou claro, no entanto, se as tarifas serão aplicadas aos países, ou haverá alíquotas diferentes, de acordo com o produto em questão.
De qualquer modo, na cerimônia realizada nos jardins da Casa Branca para anunciar o tarifaço, Trump exibiu um painel com diversos países, em que eram comparadas as tarifas médias cobradas por eles sobre os produtos dos Estados Unidos, e o que os americanos passarão a cobrar em troca a partir de amanhã. A lista não é exaustiva e outros países não citados também sentirão o impacto do tarifaço.
O Brasil foi citado por Trump, e será taxado em 10% – o mesmo que a nossa alfândega impõe às importações provenientes de lá. Veja a lista de países citados pelo presidente americano e as taxas que deverão ser cobradas:
Os países listados por Trump e suas tarifas
Brasil terá alíquota linear de 10%, segundo o presidente americano
Fonte: Veja Negócios, por Márcio Juliboni